Surto de lesões na pele que causam coceira é investigado em Pernambuco

Desde o início de outubro, moradores de Recife, capital do Pernambuco, relatam quadros de lesões na pele, acompanhadas de coceira. Conforme a Secretaria de Saúde do município, até quinta-feira (25), 149 ocorrências foram registradas na cidade. O caso se expandiu e soma cerca de 199 casos em 11 municípios da região do Grande Recife e na Zona da Mata Norte, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Recife.

A maior parte dos pacientes reporta o surgimento de lesões na pele, em geral, no tronco e nos braços, acompanhadas de coceira. Até o momento, não houve o registro de agravamento associado a esses quadros.

Considerado um surto, ainda não se sabe as razões das lesões. Em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e médicos epidemiologistas e infectologistas, a Secretaria Municipal da Saúde do Recife investiga os casos. De acordo com o órgão, estão sendo feitos exames laboratoriais e ações nas localidades, entre elas, a captura de mosquitos e de ácaros. Nesta semana, ainda serão realizados exames de raspado de pele em pessoas que apresentaram os sintomas.

Ainda não foi identificada qual a causa das lesões. As possibilidades investigadas vão desde a escabiose, conhecida popularmente como sarna humana, até reações alérgicas ou desequilíbrios ambientais provocados por questões como água e proximidade com áreas de mata.

 

Compartilhe:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *