No último domingo (5), o Pauta de Hoje comunicou o falecimento do salgueirense Janilson Leal do Nascimento, que vinha sofrendo com uma doença genética rara, agravada há alguns meses. O homem de 40 anos morreu sem conseguir ajuda governamental para aquisição das 26 ampolas do medicamento Soliris 10mg/ml, que totalizava R$ 863.200 e só podia ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a veiculação da matéria, a Secretaria de Saúde de Pernambuco enviou uma nota sobre a morte de Janilson. Confira na íntegra:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) solidariza-se com os familiares e amigos do paciente Janilson Leal do Nascimento neste momento de dor. O órgão vinha realizando todos os trâmites e medidas legais para obtenção do seu medicamento, que é de altíssimo custo e importado.
Atualmente, a SES-PE estava atuando em duas frentes, uma de compra direta pelo órgão estadual e outra a partir de decisão do juiz para bloqueio dos valores de conta pública. Destaca-se que, mesmo sendo uma demanda judicial, é necessário seguir os trâmites exigidos para a administração pública adquirir insumos como medicamentos. Todos os esforços estavam em andamento para que o paciente pudesse receber o seu tratamento.
Importante lembrar que, nesses casos de compra no exterior, o processo é realizado em mais etapas do que o habitual, envolvendo licença da Receita Federal e da Anvisa e cotação do produto na moeda estrangeira, inclusive com pagamento antecipado. O Núcleo de Ações Judiciais (NAJ) da SES-PE vinha monitorando permanentemente o caso para sua resolução.
Superintendência de Comunicação SES PE
Tudo mentira, o Estado lutou na justiça pra não comprar a medicação e protelou tanto a compra que meu primo não resistiu. Ele podem socar a solidariedade deles, esse bando de escrotos miseráveis.