
Em uma conquista histórica para a educação inclusiva, Tâmara Alencar, de 29 anos, tornou-se a primeira estudante com síndrome de Down a concluir o curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). A formatura de Tâmara, que ocorreu no campus Petrolina Zona Rural, no Sertão de Pernambuco, marca um importante passo na luta pela inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior e no mercado de trabalho.
Para viabilizar sua formação e garantir o sucesso da estudante, Tâmara contou com o apoio fundamental do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFSertãoPE. Esse suporte incluiu capacitações específicas para os professores, acompanhamento contínuo das suas necessidades, além de um diálogo constante com sua família.
Agora, com o diploma de tecnóloga em Viticultura e Enologia nas mãos, Tâmara Alencar tem planos ambiciosos para o futuro. Ela deseja abrir uma loja especializada em vinhos em Juazeiro, sua cidade natal, e também se aventurar na produção de geleias para comercialização.
.