
A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (02), a operação “Ostentação”, visando desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas. A ação ocorreu em diversas localidades, incluindo Salgueiro (PE), Araripina (PE) e São Paulo (SP), resultando na prisão de vários suspeitos.
Entre os alvos, está um homem com forte influência no esquema criminoso, um empresário da região e uma pessoa ligada a uma casa de show em Salgueiro. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados à organização.
As investigações iniciadas em 2023 revelaram indícios de que um grupo de pessoas, em sua maioria residentes no município de Salgueiro e região, seria responsável por um organizado esquema interestadual de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro, utilizando-se, neste último caso, de atividades comerciais e empresariais aparentemente lícitas, tais como, bares, boates, distribuidoras de bebidas e transporte.
Apurou-se que o grupo operava de forma articulada e hierarquizada, contando com distribuidores regionais, operadores financeiros, pessoas interpostas (laranjas) e até com internos do sistema penitenciário estadual. Em sua maioria, o entorpecente era transportado em pequenas quantidades e com frequência elevada, como forma de dificultar a identificação e repressão pelas forças de segurança do Estado.
Ao todo, foram cumpridas 28 ordens judiciais, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva, em endereços localizados nas cidades de Salgueiro/PE, Araripina/PE, Petrolina/PE, São Paulo/SP e Santo André/SP.