Petroleiros que integram um grupo batizado de Pró-Transnordestina estão defendendo a construção de um terminal de combustíveis em Salgueiro para ajudar a tirar a ferrovia Transnordestina do papel. O projeto tem apoio do senador Humberto Costa, segundo revelou o blog do Jamildo nesse fim de semana.
Membros do Sindipetro PE/PB, os petroleiros estão pleiteando a construção desse terminal junto à União, para que a Transpetro dê uma contribuição ao funcionamento da ferrovia. Humberto defende que a obra seja financiada com a antecipação de impostos a serem pagos pela Petrobras.
Coordenador geral do Sindipetro PE/PB, Sinésio Pontes disse que o grupo Pró-Transnordestina está animado com a proposta. “Estamos entusiasmados. Hoje a ferrovia chegou até Custódia e a ideia deste grupo é criar condições para que ela chegue até o porto de Suape”, afirmou, explicando que com a construção do terminal em Salgueiro, os derivados do petróleo chegariam ao interior pela malha ferroviária.
O diretor nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Rogério Almeida, também defende o projeto. “Isto ajudaria a interiorizar o desenvolvimento, baratear o preço dos combustíveis no interior, além de tirar as carretas que são hoje usadas para o escoamento. Podemos aproveitar a Transnordestina para escoar. A perna do Ceará está bem adiantada e nós aqui em Pernambuco precisamos correr também”, ressalta.
Almeida destaca que com o trem passando em Salgueiro seria criado um novo polo de distribuição, com empresas de gás de cozinha, diesel e etanol. Isso traria desenvolvimento para o município. Embora a Transpetro ainda esteja discutindo a ação para saber se existe viabilidade, a Prefeitura de Salgueiro já se comprometeu a doar terreno para a construção do terminal. Os recursos viriam dos impostos gerados pela refinaria de Abreu e Lima, que após ser ampliada e duplicar a produção, responderá por 26% da arrecadação de impostos no Estado. A proposta é ótima para Salgueiro e região.
Fonte: Blog do Alvinho