Pelo quarto mês consecutivo, as ações integradas das forças de segurança de Pernambuco resultaram em uma redução significativa nos índices de violência doméstica e familiar contra mulheres. Segundo a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), a queda de casos superou os 6% na comparação de julho de 2023 com julho deste ano.
No levantamento feito, a análise comparou os números de julho desses dois anos, revelando uma diferença de aproximadamente 278 casos a menos. Em julho de 2023, foram registradas 4.152 mulheres vítimas de violência doméstica/familiar, enquanto em julho deste ano o número caiu para 3.874. Em destaque, a Capital Recife apresentou uma redução de 15%, de 761 (julho de 2023) para 647 (julho de 2024), seguida pelo Agreste pernambucano, que registrou uma redução de 14,7% – caindo de 884 para 754. A Zona da Mata e o Sertão também apresentaram redução de 4,9% e 2,3%, respectivamente (de 427 para 406 na Zona da Mata e de 840 para 821 no Sertão).
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou o compromisso das forças policiais na proteção das mulheres pernambucanas. “Estamos capacitando nosso efetivo, especialmente os integrantes das Polícias Militar e Civil, que operacionalizam e estão à frente das questões relacionadas à violência de gênero. Intensificar as ações da Patrulha Maria da Penha, aperfeiçoar o atendimento nas delegacias especializadas da mulher, além de reforçar as ações realizadas no âmbito estadual, com apoio do governo federal são algumas das estratégias que estamos utilizando para combater este tipo de crime“, explicou Carvalho.
Fonte: Blog Carlos Britto