Exibida no último domingo (7) e com direitos de transmissão entre empresa e emissora de 7 milhões a 9 milhões de dólares, a duquesa de Sussex, Meghan Markle e o príncipe Harry concederam uma polêmica entrevista ao famoso programa americano apresentado por Oprah Winfrey. Durante a entrevista, Meghan disse que a família real britânica se preocupou com o “quão escura” seria a pele de Archie, seu filho com o príncipe Harry e que não ter o título de príncipe foi uma decisão da família real..
Oprah declarou que Meghan e Harry não receberam nada pela entrevista. Segundo ela, os dois não sabiam quais perguntas seriam feitas.
“Naqueles meses em que estava grávida (…) tivemos uma série de conversas sobre ‘ele não teria segurança, ele não teria título’ e também preocupações e conversas sobre o quão escura sua pele ficaria quando ele nascesse”, disse Meghan.
Em fevereiro, Harry e Meghan romperam os laços profissionais com a família real. Eles estão esperando seu 2º filho, uma menina.
“Não sabíamos que era um menino, que era o Archie e eles disseram que não queriam que ele fosse um príncipe, que ele não receberia segurança. Isso no final da gravidez. Ele não seria um príncipe ou princesa, isso afetaria a segurança dele. Se soubéssemos, a gente teria criado toda uma proteção em volta dele”, declarou a duquesa.
“O 1º membro de cor dessa família não ter recebido o título. Não é direito deles tirar isso.”
Harry disse não se sentir confortável para falar do assunto. Mas afirmou que a conversa sobre a cor de Archie ocorreu logo no começo da gravidez de Meghan.
“Foi quando soube que a criança não teria segurança. Mas tiveram vários sinais antes de casarmos. Eu estou triste pelo que aconteceu, mas sei que fizemos tudo o que a gente podia. E eu sei que fizemos tudo com o maior respeito. Primeiro de tudo. Isso nunca foi minha decisão. Não estou reclamando, temos uma linda família, uma linda casa e os cães”, declarou.
Ele afirmou que os acordos com que firmaram com a Netflix e o Spotify não faziam parte dos planos do casal, mas que precisavam fazer alguma coisa para pagar pela segurança da família.
Ao longo da entrevista, Harry declarou que tem conversado bastante com a avó, a rainha Elizabeth, mas não com o pai, o príncipe Charles. Sem entrar muitos detalhes, deu a entender que cortou relações com o irmão, o príncipe William, apenas ainda amá-lo.
Meghan falou que tanto ela quanto Harry tinham consciência que a cerimônia de casamento não era deles. “Todo mundo sabe que quando você casa, você casa com a família. Eu entrei nessa história inocentemente. Não fiz nenhuma pesquisa, nunca olhei nada a respeito do meu marido on-line“, afirmou a duquesa.
Ela contou que, antes do casamento oficial, os dois fizeram uma cerimônia íntima. “A gente queria nosso casamento para gente. Só a gente no nosso quintal”, falou.
Ao mesmo tempo, Harry, 36 anos, disse que ficou “realmente decepcionado” com a falta de apoio de seu pai diante de toda a situação, “porque ele passou por algo similar. Ele sabe como se sente a dor”, afirmou, em referência ao trágico destino de sua mãe, a princesa Diana.
Harry disse que sempre amará o pai – herdeiro do trono – e o irmão, o príncipe William, que estão “presos” às convenções da monarquia. “Não podem sair. E tenho grande compaixão por isso”.
Também disse que ele e Meghan fizeram “todo o possível” para permanecer na família real. “Fico triste com o que aconteceu, mas me sinto confortável sabendo que fizemos tudo o que podíamos para que funcionasse”, destacou.