A Marinha da Indonésia informou neste sábado (24) que encontrou destroços do submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo que perdeu contato com a Marinha da Indonésia enquanto realizava manobras de treinamento nas águas ao norte da ilha de Bali na quarta-feira (21), após receber autorização para submergir ele deixou de responder aos sinais. Segundo a Agência Associated Press, ao que indica, ele está afundado e não há esperança de encontrar sobreviventes.
“Com base nos elementos que encontramos e que vêm do ‘KRI Nanggala’, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘afundado'”, declarou Yudo Margono, porta-voz da Marinha, em uma entrevista coletiva.
Além disso, foi detectada uma mancha de óleo na área onde o submarino naufragou, o que sugere que o tanque se rompeu e que houve um problema técnico no aparelho.
Segundo as autoridades militares, o submarino pode ter afundado a cerca de 700 metros, uma profundidade maior do que ele pode suportar.
Resgate
As equipes de resgate já tinham avisado que as reservas de oxigênio da tripulação poderiam acabar às 15h de sexta (madrugada de sábado no horário local).
Mais de 10 helicópteros e navios de busca foram mandados para a área onde o contato foi perdido, com ajuda dos Estados Unidos, Austrália, Cingapura, Malásia e Índia.
A Marinha local trabalha com a hipótese de uma queda de energia, que deixou o submarino fora de controle e impediu o lançamento de medidas emergenciais.
O submarino KRI Nanggala-402 pesa 1.395 toneladas e foi construído na Alemanha em 1977. Ele foi incorporado à frota indonésia em 1981 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul que foi concluída em 2012.
A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, formado por mais de 17 mil ilhas. Bali é uma ilha e província do país, entre as ilhas de Java (a oeste) e Lombok (a leste).