
Um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso em Salgueiro neste sábado (16), em uma ação integrada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). A prisão ocorreu na BR 116. Valdeci Alves dos Santos, 50 anos, o “Colorido”, é considerado o segundo no comando da facção e estava foragido desde 2014, quando foi beneficiado para uma saída temporária e nunca mais foi visto.
O flagrante foi realizado durante a abordagem a uma caminhonete de luxo no Km 23 da rodovia. O passageiro do veículo apresentou um documento com indícios de falsificação, o que chamou a atenção dos policiais.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro para realizar a identificação datiloscópica. No local, foi confirmada a identidade do foragido, que foi encaminhado para apresentação à justiça em Recife.
Um grande esquema de segurança foi montado na madrugada deste domingo para que o homem fosse transferido para a capital pernambucana. Na manhã de hoje ele foi entregue ao Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, região metropolitana de Recife.
O Colorido
Nascido em Espinosa (MG), em 4 de fevereiro de 1972, ele é tido como um traficante de renome dentro da facção criminosa, sobretudo na região de Atibaia, no interior paulista. Ele também conviveu com Tuta e os demais membros da cúpula do grupo na penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP).
De acordo com o promotor Lincoln Gakiya, Tuta e Colorido assumiram a chefia do PCC após Marcola e outros 21 integrantes da liderança da facção terem sido transferidos, em fevereiro de 2018, de presídios de São Paulo para o sistema penitenciário federal, com prisões em Brasília, Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).
“Quando eu falo ‘liderar’, eu falo ‘comando geral’, falo ‘decisões estratégicas’. Se o PCC, hoje, decidir se unir novamente ao Comando Vermelho, por exemplo, para uma logística maior de tráfico de drogas, essa decisão tem que ser tomada, hoje, pelo Tuta conjuntamente com o Colorido”, afirmou o promotor Gakiya à Record TV.
[…] Líder do PCC foragido desde 2014 é preso em Salgueiro; PF realizou transferência do homem para R… […]