IFSertãoPE oferece 1.795 vagas em cursos técnicos gratuitos para Salgueiro, Petrolina e outras cidades da região

Os estudantes do sertão têm a oportunidade de se candidatar a uma variedade de cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Nesta segunda-feira (16), foram abertas as inscrições para o preenchimento de 1.795 vagas no ano letivo de 2024, distribuídas em diferentes modalidades e campi da região.

Os cursos, que abrangem tanto o ensino médio integrado ao técnico quanto o subsequente, estão disponíveis nos campi de Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. As inscrições estarão abertas até 23 de novembro, e os interessados podem se inscrever através do site https://selecao.ifsertaope.edu.br/.

O processo seletivo será conduzido por meio de dois editais distintos. O primeiro oferece 950 vagas para a modalidade médio integrado ao ensino técnico, com nove opções de cursos, incluindo Agropecuária, Informática, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistema de Energia Renovável, Mecânica e Logística.

Por outro lado, o segundo edital disponibiliza 845 vagas para a modalidade subsequente, com cursos como Agricultura, Agroindústria, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (Ead), Refrigeração e Climatização, Logística e Zootecnia.

A seleção dos candidatos será realizada com base na análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola. Os critérios para avaliação incluem as notas de Língua Portuguesa e Matemática do 7º, 8º e 3º ano do Ensino Fundamental e Médio, dependendo da modalidade do curso pretendido.

O edital também destaca a existência de cotas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de estudantes provenientes de escolas públicas.

A divulgação do resultado final está prevista para começar a partir de 22 de dezembro deste ano, com as matrículas agendadas para janeiro de 2024.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *