Neste mês de março, completou-se um ano de pandemia do coronavírus. Após a tão esperada fabricação da vacina, todos aguardam ansiosamente pela sua imunização. Em meio a toda essa espera, algumas pessoas decidem burlar a ordem determinada pelo plano de vacinação.
Na tarde desta sexta-feira (26), o Pauta de Hoje recebeu uma denúncia sobre a vacinação contra covid-19 em Salgueiro. No Plano de Operacionalização da Vacina do município, profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidador de idosos e doulas foram inclusos na fase 3 do cronograma, pertencendo ao grupo de Trabalhadores da Saúde, podendo receber a vacina.
Entretanto, segundo a denunciante, pessoas que não se encaixam neste grupo estão burlando o protocolo, preenchendo ilegalmente os formulários disponíveis na internet, se apresentando como cuidadores de idosos e recebendo a imunização da Secretaria de Saúde. A denúncia foi recebida no dia que entrou em vigor a Lei nº 17.190 que prevê multa de R$ 10 mil a R$ 100 mil para aqueles que furarem a fila da imunização contra qualquer doença em Pernambuco.
Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO (código 5162), o cuidador de idoso é quem “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.