Mais de 20 das 93 mortes provocadas pelas fortes chuvas e deslizamentos de barreiras em Recife ocorreram em Jardim Monte Verde, comunidade que fica no limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. “Não vem ninguém. A gente é esquecido”, reclamou a dona de casa Francineide Alves, de 47 anos.
Nem mesmo quem vive no local consegue entrar em consenso sobre a localização da comunidade. Alguns dizem que é uma área do Recife, outros falam que a região pertence a Jaboatão. Mas todos concordam que essa incerteza sobre a real localização geográfica da comunidade dificulta a vida dos moradores.
O governo estadual não divulga o número de mortes por local, por isso não é possível precisar quantas pessoas faleceram ao todo em Jardim Monte Verde. O Corpo de Bombeiros, no primeiro dia de buscas, informou que eram mais de 20 vítimas.
Também não é fácil conseguir informações sobre essa localidade. Por se tratar de uma comunidade e não um bairro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não tem dados populacionais especificamente sobre Jardim Monte Verde.
De acordo com a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, cinco mil pessoas vivem na área de responsabilidade do município, que é de 45,786 hectares. Já a prefeitura do Recife afirmou que não tem esse número fechado.
Nem as duas prefeituras nem o governo de Pernambuco souberam informar os danos provocados pela tragédia no local.
Informações: G1/PE