A Coluna Semanal de hoje já está no ar com Maysa Sousa de Lavor, servidora pública, formada em Administração e Ciências Contábeis, especialista em gestão pública e empresária.
OPORTUNIZAR: O PODER DA PERCEPÇÃO
Sempre muito curiosa e atraída por desafios, definitivamente não sou o tipo de pessoa que espera a vida passar ou que acompanha “o rebanho” por comodismo. Ainda não completei três décadas de vida, entre erros e acertos tenho vivido meus vinte e poucos anos de uma maneira muito intensa. Servidora pública efetiva desde os dezoito anos, administradora, contadora, e agora também empresária, prestando assessoria e consultoria empresarial, posso dizer que, hoje, raro será o dia que não seremos desafiados no ambiente profissional.
Há tempos que o mercado de trabalho nordestino – ainda mais o sertanejo – se mostra desanimador para a juventude. Muitos obstáculos são encontrados até a inserção efetiva no setor profissional. É comum encontrarmos jovens recém-formados que ainda não conseguiram exercer suas profissões, fato ocasionado principalmente pela escassez de vagas ofertadas. Isto tem potencializado ainda mais a necessidade de enxergar além do que se vê através do empreendedorismo.
“Mas como aproveitar oportunidades que não existem?” “Como empreender em um mercado já saturado” Pois bem, é necessário que desenvolvamos a habilidade de perceber o – quase – imperceptível: nichos pouco explorados com potencial de ascensão. Às vezes a oportunidade está bem à nossa frente e não conseguimos enxergá-la por desatenção. A pandemia causada pelo Coronavírus tem mudado o perfil dos consumidores e é esta mudança que deve ser observada para que as oportunidades de mercado sejam encontradas.
O isolamento social e as medidas restritivas de convivência impostas desde o início do período pandêmico fizeram com que as pessoas reorganizassem suas prioridades interferindo também na maneira como se comportam ao contratar serviços e adquirir produtos. Os serviços de delivery, consultas médicas online, itens de “casa e decor”, ensino a distância, marketing digital e consultorias para pequenas e médias empresas são exemplos de áreas em avanço.
Devemos estudar o ambiente no qual estamos inseridos, sabendo que as oportunidades apenas nos serão reveladas quando estivermos procurando claramente por elas. É necessário investir no potencial disponível e palpável de forma criativa, entendendo que apesar de estarmos inseridos num círculo pequeno de convivência, o empreendimento que dá certo para o vizinho não necessariamente dará para você.
“Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força.” Sun Tzu.
Maysa Lavor