O prefeito de Salgueiro, Fabinho, utilizou as redes sociais nesta segunda-feira, 6, para expor a grave situação financeira da Autarquia Educacional de Salgueiro (AEDS), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc). Acompanhado do professor Dan Vitor Braga, atual presidente da autarquia, o gestor informou que a folha de pagamento dos professores e servidores referente ao mês de dezembro não foi quitada. Segundo Fabinho, a nova administração encontrou um saldo de apenas R$ 17 mil nas contas da instituição, valor insuficiente para cobrir os compromissos. Além disso, a equipe ainda não teve acesso aos extratos bancários completos.
Para enfrentar o problema, o professor Dan Vitor e sua equipe estão trabalhando para antecipar matrículas, numa tentativa de arrecadar recursos e garantir o pagamento da folha referente ao mês de janeiro. O prefeito destacou que a gestão preza pela transparência e que em breve Dan Vitor convocará os professores e servidores da AEDS para uma reunião, com o objetivo de detalhar a situação financeira e discutir medidas para superar os desafios encontrados.
A ausência de recursos suficientes para o pagamento salarial ressalta a delicada situação financeira da autarquia e os desafios enfrentados pela nova gestão. O prefeito e o presidente da AEDS reiteraram o compromisso de adotar uma gestão transparente e buscar soluções imediatas para garantir a continuidade das atividades acadêmicas e a valorização dos servidores.