Nessa quarta-feira (7), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) entregou ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) uma lista com os nomes de 1.267 prefeitos e gestores públicos cujas contas foram rejeitadas ou julgadas irregulares nos últimos oito anos.
Entre os prefeitos mencionados na lista, destacam-se os seguintes gestores e ex-gestores de quatro cidades do Sertão Central:
- Serrita: Carlos Cecílio teve suas contas reprovadas nos anos de 2002, 2014 e 2016, enquanto Erivaldo enfrentou reprovações em 2018.
- Verdejante: Péricles Tavares teve suas contas referentes aos anos de 2014 e 2015 rejeitadas.
- Parnamirim: Nininho Carvalho, que busca a reeleição este ano, teve suas contas de 2014 julgadas irregulares pelo tribunal e rejeitadas pela Câmara de Vereadores em 26 de dezembro de 2023.
- Mirandiba: Rose Cléa enfrentou reprovações nos anos de 2017, 2018 e 2019, enquanto Bartolomeu teve suas contas rejeitadas em 2012 e 2013.
O presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal, destacou que a lista entregue ao TRE-PE tem dois objetivos principais: cumprir um dever legal, conforme as exigências da legislação eleitoral, e ajudar o cidadão a votar com mais informação e qualidade. “Esse nível de transparência fortalece a democracia”, afirmou Pascoal.
Além dos prefeitos e ex-prefeitos mencionados, a lista de gestores públicos inclui Marcelo Sá, secretário de Educação de Salgueiro, devido a um processo transitado em julgado em novembro do ano passado, relacionado a irregularidades no transporte escolar.