Um protesto está sendo realizado nesta quinta-feira ( 25) em frente ao escritório do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em Salgueiro. Os manifestantes são moradores da Vila Produtiva Rural (VPR) do Uri e de outras comunidades compostas por famílias deslocadas pelas obras da transposição do Rio São Francisco.
Entre as reivindicações, estão a ampliação das áreas irrigadas nos reassentamentos/ VPR´s onde estão projetadas para irrigar um hectare. Também cobram o cercamento dos lotes, a construção de infraestruturas para iniciar a produção, capacitação e assistência técnica. Além da construção de postos de saúde e praças em todos os reassentamentos, reforma de casas, entre outros.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional ainda não enviou nota oficial sobre o fato.
Vilas Produtivas Rurais
Vilas não são entregues a pessoas que ficaram sem terras após obras de transposição
As obras de transposição do Rio São Francisco chegaram a Salgueiro para dar passagem aos canais. As famílias foram transferidas para vilas produtivas rurais, construídas pelo Ministério da Integração Nacional. De acordo com os desapropriados, a promessa era de que esses lugares teriam uma infraestrutura necessária para que eles pudessem viver bem. Entretanto, essas condições ainda não foram atendidas.