O Ministério do Turismo (Mtur) divulgou a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Em todo o Brasil, foram categorizados 1.834 municípios em 305 regiões turísticas. Em Pernambuco, 82 cidades turísticas se destacam no levantamento, mas Salgueiro ficou de fora pelo 5º ano consecutivo.
Municípios sertanejos como Serrita, São José do Belmonte, Cabrobó, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Triunfo, Flores e Petrolina integram a lista, reforçando estes municípios como destino turístico de referência no País. As cidades dentro do Mapa são definidas como polos indutores de turismo e de direcionamento de investimentos e novas oportunidades de negócios.
Com o resultando, quem vive de turismo em Salgueiro, como proprietários de hotéis e pousadas e prestadores de diversos serviços, não têm o que comemorar, já que o Mapa é uma grande referência para o turistas em todo o mundo. Além disso, estar no Mapa também é uma das exigências para obtenção de recursos para realização de obras de infraestrutura e para a oferta de qualificação profissional na cidade.
Para voltar ao Mapa, Salgueiro precisa cumprir exigências. Ter os prestadores de serviços turísticos no CADASTUR, ter o Conselho Municipal de Turismo ativo e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), são algumas das obrigações.
Gostaria de ver opiniões do povo sobre o fato.