Prefeito de Salgueiro aumenta ofensiva contra a construção do campus da Univasf e convoca aliados políticos

A construção da sede definitiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Salgueiro foi uma pauta interna bastante presente na posse do novo reitor da Univasf, Professor Télio Nobre Leite, ocorrida em Brasília no último dia 26 de abril.

Bastidores da política contam que a Senadora Teresa Leitão (PT) e o Deputado Federal Pedro Campos (PSB) participaram do evento com a atribuição de convencer o novo reitor a não construir o campus no terreno da antiga estação ferroviária, doado pelo ex-prefeito, Clebel Cordeiro. Segundo informações, o Senador Humberto Costa (PT) ainda tinha aconselhado a senadora a não se envolver na disputa, porém Teresa defendeu o apoio à luta dos aliados políticos e que o seu aliado, Marcones Libório (PSB), precisa que a Univasf não seja construída nesse local.

Apesar de entenderem a vontade do atual prefeito como mero capricho, os parlamentares não veem outra alternativa, senão se envolver na tentativa de recuperar a já desgastada aprovação de Marcones. A transferência do campus seria uma espécie de vitória para o gestor municipal, visto que nem mesmo os aliados de primeira hora acreditam mais no sucesso da empreitada. Pedro Campos concordou com a opinião da senadora e disse que o melhor momento para mudança seria agora, com o novo reitor.

Mesmo com a forte investida, o Professor afirmou que não fará essa mudança. “Eu tenho responsabilidade com as contas públicas. Como eu vou justificar ao Tribunal de Contas que foram gastos mais de R$ 300 mil em projetos e licitações e agora, sem nenhuma justificativa, eu vou mudar o local? Quem vai arcar com esse custo? Eu tenho responsabilidade”, teria sido a reposta do novo reitor. Com a negativa, o pedido iria até o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Ao que parece, Marcones acredita que a mudança acontecerá e até já divulgou o São João de 2023 na antiga estação ferroviária.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *