Depois de Salgueiro se tornar manchete na mídia, inclusiva na TV Grande Rio – afiliada da TV Globo em Pernambuco, pelo desperdício de milhares de ovos, a prefeitura do município publicou nesta segunda-feira (13), uma sindicância para identificar os responsáveis pelas irregularidades na gestão da merenda escolar. O processo tem prazo de 30 dias para conclusão, mas pode ser prorrogado por igual período.
Enquanto isso, três servidoras foram afastadas, sem prejuízo da remuneração, para que não atrapalhem na apuração dos fatos. A prefeitura afastou a Diretora Administrativa e Financeira da Secretaria de Educação, a Diretora de Gestão de Rede e a Chefe de Setor da Merenda Escolar. As três são comissionadas e foram nomeadas em janeiro deste ano, assim que Marcones Sá assumiu a administração municipal.
A prefeitura também instaurou uma Comissão de Auditoria Interna referente ao cumprimento e controle do contrato para aquisição dos ovos que perderam prazo de validade. A comissão vai fazer análise e auditoria acerca da correção da entrega, recebimento, manuseio e gestão do contrato de fornecimento dos ovos, no prazo de 5 dias.