Os vereadores da bancada do povo propuseram na Câmara de Vereadores de Salgueiro uma moção de repúdio ao programa MasterChef Brasil, apresentado pela Jornalista Ana Paula Padrão e exibido na Band. A moção foi protocolada pelo vereador Bruno Marreca (PSB) no dia 13 de setembro.
Na edição do dia 7 de setembro, Ana Paula Padrão e os demais participantes comentavam sobre a carne de bode, iguaria bastante comum no Piauí e em todo o Nordeste. Um deles comentou que não gostava do prato.
Ana Paula Padrão então disse que a carne de bode é um “prato de fome”, consumido por “quem tem muita pouca coisa”. Enquanto isso, uma das participantes preparava o prato e conversava sobre como estava preparando a iguaria.
Os seis parlamentares pedem que, caso aprovado, seja dada ciência ao programa Master Chef da Band.
Explicação da jornalista
Nas redes socais, Ana Paula explicou que a resposta dela não foi só essa. Segundo ela, a fala dela foi editada, o que acabou dando a impressão de que ela teria criticado a carne de bode.
“Quando o nosso convidado Rafael Cortez disse para a chef Helena Rizzo que daquelas carnes ele não comeria jamais seria o bode, que seria um bicho ‘incomível’, eu falei pra ele: ‘você não sabe o que está perdendo’. Mas nem tudo que a gente grava vai ao ar. A frase que foi ao ar não reflete o que eu penso, não reflete tudo que eu estudei da região nem reflete a minha história. Tampouco reflete a história do MasterChef, que tenta trazer sempre ingredientes diferentes, maneiras de cozinhar diferentes do sul, do norte, do nordeste e de todas as regiões para serem conhecidas em todo Brasil e para que sejam orgulho de todos os brasileiros. Essa pessoa que eu sou e o que eu acho. Me desculpem. Realmente ali pareceu muito preconceituoso”, defendeu-se a apresentadora.